Celestia

Impressionante viagem pelo espaço até sair da Via-Láctea

Se algum dia você se cansar de ver a terra de todos os ângulos, de passear com simuladores de avião por tantos cantos do planeta é sinal de que chegou a hora de conquistar o espaço! Ler descrição completa

PRÓS

  • Reprodução impressionante do espaço
  • Possibilidade de sair da via-láctea
  • Gráfico bem feito

CONTRAS

  • Navegação ainda pouco amigável
  • Fácil se perder no espaço

Excelente
-

Se algum dia você se cansar de ver a terra de todos os ângulos, de passear com simuladores de avião por tantos cantos do planeta é sinal de que chegou a hora de conquistar o espaço!

O Celestia é um dos programas mais eficientes para quem não quer sair de casa e não abre mão de uma escapadinha extraterrestre.

Serve para conhecer bem a Via-Láctea. Tem até jeito de ver a nossa galáxia inteira do lado de fora e depois voltar passeando para a Terra... Ou fazer um pitstop em Saturno, observar detalhes como a Cara de Marte, as crateras da Lua, ir de uma constelação para outra numa boa e sem máscara de oxigênio.

Eu, astronauta

A gente também decide a velocidade das órbitas dos planetas. Isso é legal porque fica mais fácil ver como se mexem as camadas de gás do gigantesco Júpiter, por exemplo.

Que tal observar bem como são os anéis de Saturno? Quer ver as 18 luas desse planeta? Ou prefere explorar as névoas de Vênus? Se estiver perto do sol, vai ver as manchas dele conforme voa ao redor ou mesmo entra dentro dele.

Na vizinhança, Mercúrio está constantemente com um lado claro e outro escuro. Plutão, que já não é mais considerado um planeta, continua lá do outro lado da galáxia esperando sua visita.

Na volta, vai passar perto de Urano e de Netuno. Não deixe de dizer um oi aos dois. O programa indica o nome, a distância, o raio e o tempo de cada um.

Impressiona a qualidade da resolução do Celestia se comparada com outros programas similares. Se preferir viajar com sinalização espacial, basta acionar a visualização das constelações. As órbitas dos planetas também se destacam em traços coloridos.

Informação integrada

Ao clicar com o lado direito do mouse em algum corpo celeste surge uma janela com opção de viajar até ele ou de ir a um site com mais informações, em inglês. Se segurar e arrastar o lado direito do mouse, vai girar o objeto selecionado.

Quando voltar à Terra não notará choques com a atmosfera. O Celestia é divertido e interessante para quem quer estudar astronomia de um jeito inovador.

Celestia

Download

Celestia 1.6.1